top of page

Sobre

O grupo de pesquisa conta como membros: estudantes de PIBIC, mestrandos, doutorandos, egressos do PPGE em Educação e professores pesquisadores da PUCPR. As reuniões do grupo são quinzenais e podem ocorrer no formato presencial e/ou online, tendo em vista que muitos participantes são de outro Estado ou Município. São discutidas metodologias de pesquisa e temas relacionados às políticas educacionais. São momentos para aprofundar os conhecimentos e discutir conceitos de interesse para a área das políticas.

Nome do Grupo: Políticas Educacionais: Concepções e Práticas  - PECEP
 
Propornente: Maria Lourdes Gisi
 
Linhas de Pesquisa: História e Políticas da Educação
 
Ementa: Os projetos de pesquisa e estudo do grupo em Políticas Educacionais: Concepções e Práticas envolvem temáticas relacionadas ao papel das instituições no ciclo de políticas, influência de organismos multilaterais na definição da política educacional. Financiamento da educação e avaliação de políticas educacionais, contemplando diferentes etapas, níveis e modalidades de ensino. Programas de acesso e permanência na educação básica e superior e política de formação de professores. Política educacional no contexto das transformações econômicas nacionais e internacionais e sua relação com a justiça social.
 
Objetivos:
Geral: Analisar as políticas educacionais considerando a influência do contexto nacional e internacional na sua formulação e implementação e os impactos das políticas na realidade educacional no que se refere à justiça social e a construção da cidadania.
Específicos:
  1. Desenvolver estudos sobre concepções e métodos de estudo de políticas educacionais a partir de referenciais nacionais e internacionais;
  2. Analisar a atuação de organismos multilaterais na definição de políticas educacionais para educação básica e superior;
  3. Avaliar o impacto de políticas educacionais implementadas na educação básica e superior, relacionadas ao acesso, a permanência e a formação, considerando os programas governamentais para tal finalidade;
  4. Analisar o acesso e a permanência de imigrantes internacionais e refugiados na educação superior
  5. Analisar a política de financiamento da educação básica e superior;
  6. Compreender como as políticas educacionais impactam a gestão da educação básica e superior.
Link do Grupo no CNPqdgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3779100473612190 
bottom of page